Monday, April 30

JOVEM CABO-VERDIANA, COM CANCRO, A ESTUDAR EM PORTUGAL PRECISA DE AJUDA


"Mizy de Facati" já foi forçada a parar os seus estudos que vinha fazendo na Universidade Católica de Lisboa, Portugal, onde se encontrava no último ano do curso de Serviço Social, porque o tratamento a que está submetida é bastante dispendioso e a jovem não tem posses económicas que a isso permita.

Quem quer ser solidário que leia, divulgue, contribua… Noticia retirada no site liberal Online.

Estudo mostra que cabo-verdianos nos EUA são em menor número do que em Portugal

Este é o título da notícia que vem no site do jornal asemana.

"Identidade e política na comunidade cabo-verdiana de Dorchester/Roxbury" é o título do trabalho de autoria do Doutor Luís Batalha.

É um convite para participar no seminário de estudos pós-graduados do departamento de antropologia do ICS-UL que se realiza na quarta-feira, dia 2 de Maio às 15 horas.

Wednesday, April 25

25 de Abril, dia da Liberdade!

Hoje de manhã participei na XXX Corrida da Liberdade!
Corri pelos valores da liberdade!
Agora de tarde vou marchar na avenidade da liberdade em Lisboa com a minha t-shirt vermelha, Che Guevarra, pelos direitos dos quais é fácil apontar os canhões!
Viva a liberdade!
Viva o amor!
Viva a luz!

Sunday, April 22

O Diário de Um Mago

O Diário de Um Mago de Paulo Coelho, o meu segundo livro sobre o Caminho de Santiago é uma viagem espectacular que vale a pena partilhar.
É daqueles livros em que literalmente viajamos com o personagem - autor.
Fiquei com a sensação que poderia, também realizar a mesma viagem iniciática, pelo menos, através dos exercícios de iniciação que são apresentados no decorrer da viagem.
Para aguçar a curiosidade faço aqui a citação do Exercício da Água que visa o Despertar da Intuição:

"Faz uma poça de água sobre uma superfície lisa e não absorvente. Olha para essa poça durante algum tempo. Depois começa a brincar, sem qualquer compromisso, sem qualquer objectivo, com a poça de água. Traça desenhos que não queiram dizer absolutamente nada. Faz este exercício durante uma semana, demorando um mínimo de dez minutos de cada vez. Não procures resultados práticos neste exercício porque ele está despertando, aos poucos, a tua intuição. Quando ela começar a manifestar-se durante as outras horas do dia, confia sempre nela."

Recordo-me que quando era criança fazia este exercício... talvez, seja importante voltar a faze-lo para manter bem viva a minha criança interior.

Saturday, April 21

O caminho de Santiago

No livro "El Camino", a actriz americana, Shirley Maclaine descreve a sua experiência em relação ao Caminho de Santiago.

Foi o primeiro livro que li sobre o assunto e, fiquei logo tentado em faze-lo.

Tratou-se para a autora de uma verdadeira experiência espiritual.

Recomendo, a leitura deste livro, porque, também gostei de uma das frases, alias das últimas do livro "Todos nós criamos tudo o que nos rodeia. E mais uma vez a inexistência de provas não é prova da sua inexistência."

O livro pode ser comprado na net.

Monday, April 16

A minha décima primeira Maratona!

Para se fazer uma maratona (42,195 Kilometros ou 42 195 metros ou 42 195 000 centímetros), segundo os entendidos é necessário algum tempo de preparação que pode variar entre quatro e doze semanas anteriores à maratona consoante o grau de preparação física de cada um.

Não sou propriamente um novato na corrida, já participei em mais de cem provas de competição incluindo pelo menos três dezenas de meia-maratonas e em 11 maratonas.

Para a maratona de ontem (Carlos Lopes Gold Marathon) comecei a treinar em meados de Fevereiro (comecei tarde uma vez que andei parado por causa de umas mazelas) depois de três semanas seguidas as dores no pé direito e na parte lateral do joelho direito voltaram pelo que deixei praticamente de treinar, mas ainda sim nas duas semanas seguintes fiz dois treinitos que na totalidade não chegaram aos 30 kms, e na semana seguinte não fiz nadita de nada, bem, mas o tempo passa e já estava na semana da maratona.

Entretanto, já tinha telefonado ao Senhor Nuno a avisar para não me inscrever, porque não me sentia preparado, o clube (Sport Lisboa e Campolide) anda mal das finanças seria um desperdício de recurso e por respeito.

Mas, não é que na terça-feira tenho um sonho no qual eu estava a fazer a maratona, bem levanto-me da cama, visto-me e vou dar uma corridinha em Monsanto - 6km em 30 minutos e, não sinto dores, bem reequaciono: “é pá, se amanhã a coisa correr do mesmo jeito…” no dia seguinte faço o mesmo treino e, então tomo a decisão: “Vou mesmo à Maratona” na quinta-feira inscrevo-me na Maratona, no entanto nos dias seguintes não faço mais treinitos “não vá a dor voltar”.

Assim, no domingo de manhã às 6:45 horas levando-me tomo o pequeno almoço - “Kamoca ku Leite” (já agora um parênteses - em Cabo Verde diz-se que Ká – Moca é o melhor remédio para doenças sexualmente transmissíveis como o HIV/Sida) equipo-me e lá estou eu a materializar o meu sonho de terça-feira!

No início da corrida sinto-me optimamente e, estico um pouco a passada, mas a partir dos 30 kms, o corpo diz-me para abrandar, porque estava lá não para competir, mas sim para realizar o meu sonho de terça-feira! Assim, humilde e honrosamente concluo a minha décima primeira maratona com o tempo de 03 horas 40 minutos e 03 segundos no octogésimo sétimo lugar da geral e no décimo terceiro no meu escalão.

Recordo-me que quando estava a cerca de quilómetro e meio do fim da prova passa um carro por mim, na Zona de Expo e alguém lá dentro diz: “Já vais atrasado”. Para mim o que ficou é “já vais”, porque o tempo é algo muito relativo quando da realização de um sonho se trata.


Sunday, April 15

Ciclo do Amor


Recebi está imagem de um e-mail enviado pelo meu caríssimo Bubakar Djalo como o seguinte comentário:


"Numa época em que dar as mãos já não é suficiente... unem-se os pés, pode ser que resulte!!!"


Esse comentário faz-me lembrar que a expressão "Nu djunta-mô" (Vamos dar as mãos) faz parte do título da minha dissertação de mestrado e, afinal é insuficiente.


Já agora o título do dito documento que poço facultar a quem quiser é:
"O Papel do Turismo no Desenvolvimento de Cabo Verde. Turismo e Combate à Pobreza: Nu djunta-mô"

Tuesday, April 3

Casamento de Sto António

Patricia & João prestes a rasgarem novos horizontes nas suas vidas!

Vimos por este meio informar aos noivos Patricia & João que o processo de candidatura para - Casamentos de Sto António - deverá ser apresentado até o dia 5 de Abril das 9:30h às 17:30h, no balção de atendimento ao munícipe no Edifício Municipal do Campo Grande, nº25.

Mais, informa-se que o casamento realizar-se-a no dia 12 de Junho de 2007 e terá cobertura nos vários meios de Comunicação Social.

Uma vez celebrada o matrimónio fica a noiva possibilitava há pelo menos 15 dias de férias - lua de mel - nas ilhas atlânticas de Cabo Verde com o alto patrocíno do casal Rita & Paulo.

Monday, April 2

“Formação e Novas Tecnologias em Cabo Verde: Que Presente? Que Futuro?”


A Câmara de Comércio Indústria e Turismo Portugal Cabo Verde com o alto Patrocínio da Embaixada de Cabo Verde está a organizar um Seminário “Formação e Novas Tecnologias em Cabo Verde: Que Presente? Que Futuro?”

O seminário está marcado para o próximo dia 11 de Abril no Hotel Corinthia Alfa (Lisboa)

Objectivo: Dar a conhecer as capacidades do País na preparação das gerações futuras; Compreender os Programas e Apoios à Formação de Técnicos e Quadros; Facilitar o Investimento Externo.

Dirigido a Investidores externos para Cabo Verde que necessitam informação sobre os programas de formação disponíveis em Cabo Verde como suporte à decisão * Organismos e Empresas de Formação, Qualificação Profissional e Consultadoria * Empresas de Tecnologias de Informação.

Para aceder à Ficha de Inscrição e Programa consulte o site da Câmara de Comércio Indústria e Turismo Portugal Cabo Verde



Sunday, April 1

Cabo Verde - Património Mundial da Humanidade

As Ilhas de Cabo Verde acabam de ser consideradas património mundial de humanidade.
As razões são variadíssimas:
  • O povo cabo-verdiano é um exemplo de diversidade cultural - pretos, brancos e cabo-verdianos residentes e não residentes;
  • É o único arquipelago da costa ocidental africana banhado pelo oceano atlântico;
  • Trata-se do último paraíso turístico descoberto na terra;
  • Tem a maioria das ilhas com nome de Santos e uma Santa;
  • É o povo mais trabalhador do mundo e, até há uma Ilha com o nome de Maio em homenagem aos trabalhadores cabo-verdianos espalhados pelo mundo;
  • É o único país de mundo com o nome Cabo Verde é verdade que há a Cidade do Cabo, mas nem é país nem é Verde;
  • Enfim, para não ser maçador não vou continuar com a listagem das outras razões.