Thursday, July 5

“Labanta braço bu grita bu liberdade”

5 de Julho de 1975 – 5 de Julho de 2007 passaram trinta e dois anos sobre a data da declaração da Independência Politica da Republica de Cabo Verde. Pois, durante mais de cinco séculos, o território das ilhas foi português – um ultramar provincial – escravizado; explorado; colonizado; contratado; abandonado; esquecido e silenciado.

A Independência Politica, se numa primeira fase aliviou o povo, com o Partido Único instalado continuou-se a limitar a plena e livre liberdade de expressão. Mas os ventos de mudança sopraram a partir de 1991 – com o advento da democracia e deste então vivemos sobre o domínio do liberalismo económico dominado pelo capital externo.

Mais, constato tristemente ainda a ausência de uma sociedade civil plena e consciente dos seus deveres e obrigações, deveres e obrigações.

Julgo que o caminho da cidadania empresarial, do empowerment – capacitar para agir – para a auto-responsabilização é a única via para o desenvolvimento sustentável, desenvolvimento responsável e ético das ilhas.

Viva, o Povo das Ilhas!
Amemos, o Povo das Ilhas!
Amemo-nos, a nós próprios!

No comments: