Friday, May 23

AFRICA EM DEBATE: 22 e 24 de Maio

Cerca de meio século após as primeiras descolonizações e poucos meses após a Cimeira Europa-África, o dia instituído pela Nações Unidas como o Dia da Libertação de África, é uma boa oportunidade para reflectir sobre o significado de "autodeterminação" destes povos, as relações europa-áfrica, a situação vivida no continente e perspectivas de futuro.

Chegam-nos diariamente imagens de um continente que parece afundado em problemas: fome, crises sociais e políticas, guerras, ditaduras, doenças e êxodos. Mas África é também um continente em mudança e com potencialidades. Embora seja o elo mais fraco no contexto da globalização é um continente com uma grande riqueza e com potencialidades de desenvolvimento. Resta saber quais as condições necessárias para as que as transformações sociais sejam determinadas pelas necessidades dos povos africanos.

Tanto lá como por cá, existem homens e mulheres que têm opinião, procuram buscar saídas, experimentam novas soluções e, acima de tudo, lutam por uma vida digna. Com esta iniciativa, mais do que fazer um ritual de chorar as desgraças africanas, banalizar as expressões culturais deste riquíssimo continente, ou prestar vassalagem a instituições e chefes de estado, pretende-se promover um debate sério, mas informal e animado. Pretende-se ainda identificar problemas e potencialidades, procurando contribuir para construir alternativas e dar continuidade ao trabalho iniciado com a realização da Cimera Alternativa Africa-Europa.

22 de Maio quinta-feira

Centro Social da Mouraria, Travessa da Nazaré
18h- filme Barça ou Barzhak e debate com Mariama Bobo Diallo (Solidaried Imigrante) e Mamadu Ba (SOS-Racismo)

Barça ou Barzakh, um filme de Idrissa Guiro, Simbad Films , 52'

Milhares de senegaleses arriscam a sua vida para emigrar para a Europa. Depois de Janeiro de 2006, chegaram mais de 25 000 clandestinos às ilhas espanholas das Canárias, a partir das costas senegalesas e mauritâneas. 3 000 perderam a sua vida. Os movimentos das populações e as relações Norte/Sul vão estar no centro questões planetárias cruciais do século XXI. Sem um verdadeiro conhecimento das realidades locais, essa gestão dos fluxos migratórios será, a longo prazo, um falhanço, tanto para o norte como para o sul. Este é o tema tratado neste documentário, que pretende contribuir para compreender como é que a emigração é vivida a partir dos países do sul e que papel este fenómeno tem na construção de um projecto de futuro desta nova geração.

24 de Maio
sábado, Reitoria da Universidade de Lisboa
(Metro Cidade Universitária)
haverá espaço para crianças
Exposição: A.F.R.I.C.A.S

14h – ÁFRICA EM DEBATE com CURTA METRAGEM (10m) – África é no meu coração
Jorge Silva (moderação)
Rogério Roque Amaro (a confirmar)
África perante as transformações globais
João Martins
Agrocombustíveis
Hicham Baraka
Políticas de externalização de fronteiras -
o caso de Marrocos e Argélia
debate

15h40/16h - pausa com café e petiscos africanos
João Milando
Actores "invisíveis" do Desenvolvimento em África
Maria Alexandre Dáskalos
Equívocos de um olhar português sobre o africano
Lídia Fernandes
Construção de alternativas:
a experiência da Cimeira Alternativa África-Europa
debate

Organização: Solidariedade Imigrante
Apoio: Reitoria da Universidade de Lisboa

1 comment:

marta said...

muito interesante amigo!
mando abraços pra vc e Vera!