Monday, January 18

Livro do mestre Omraam Aïvanhov "natureza humana e natureza divina"



O Mestre Omraam Mikhaël Aivanhov (1900-1986) nasceu na Bulgária. Em 1937 partiu para França, onde transmitiu o essencial do seu ensinamento. Aquilo que nos espanta, desde a primeira abordagem, na sua obra, é a multiplicidade de pontos de vista sob os quais é apresentada esta única questão: o homem e o seu aperfeiçoamento. Qualquer que seja o tema abordado, ele é invariavelmente tratado em função do homem, em função do uso que este pode fazer desse tema, para uma melhor compreensão de si mesmo e uma melhor conduta na sua vida.


«Quantas vezes, para justificar certas fraquezas, se ouve dizer: "É humano!" E, na realidade, se se reflectir bem, “é humano” significa simplesmente “é animal”. Então, como se pode definir a natureza humana?O homem é esse ser ambíguo que a evolução colocou na fronteira entre o mundo animal e o mundo divino. A sua natureza é pois, dupla, e é desta ambivalência que importa tomar consciência, para a superar. Nos textos sagrados está escrito; , exactamente para lembrar ao homem a presença, escolhida nele, duma essência superior que ele deve aprender a manifestar. Aí reside o verdadeiro sentido do nosso destino, diz-nos o Mestre Omraam Mikhael Aivanhov, e por isso ele volta incansavelmente a esta questão, dando-nos os meios para fazer aparecer esses deuses que nós somos e que ainda não conhecemos».


Na página 149 podemos ler:


"Esta ideia deve ficar clara para vós: nunca podereis transformar a vossa natureza inferior. Quaisquer que sejam o vosso trabalho e os vossos esforços, nunca o conseguireis. A única coisa que podeis fazer é dar à vossa natureza divina a possibilidade de a absorver e de a fazer desaparecer."


Be happy


No comments: